“Entendemos que a licença é necessária para evitarmos qualquer questionamento sobre a utilização da estrutura da Câmara e também para que possamos nos dedicar mais – junto com o presidente do PRB Sorocaba, Irineu Toledo – aos preparativos e negociações políticas em relação à pré-candidatura à prefeitura”, explica Helio Godoy, lembrando que tomou a mesma iniciativa em 2014, quando foi candidato a deputado estadual e se afastou por quatro meses.
“No último dia 07 de junho, enviamos ofício ao Presidente da Câmara, José Francisco Martinez, solicitando parecer sobre a possibilidade de licença por 90 dias. No dia 10, a Secretária Jurídica da Câmara, Dra. Márcia Pegorelli Antunes, opinou favoravelmente à concessão da licença e à convocação do nosso suplente, Waldomiro de Freitas. Assim, optamos por formalizar o pedido de afastamento a partir do próximo dia 02. Com isso, além de mais condições e tempo de dedicação à pré-campanha e aos pré-candidatos a vereador pelos partidos que já estão e os que poderão se juntar ao nosso grupo, evitaremos qualquer tipo de constrangimento ou questionamento à Câmara sobre eventual uso da estrutura do Legislativo.”
A iniciativa de Helio Godoy foi elogiada pelos vereadores. Os líderes do PV, Jessé Loures, e do PR, Cláudio Gervino Gonçalves, por exemplo, enalteceram a postura e a coragem de Godoy, o que, segundo os parlamentares, demonstra sua total isenção e lisura, além de facilitar as conversações e composição de alianças que resultem em maior protagonismo do Legislativo Sorocabano no processo eleitoral.