Gilmaci Santos fala sobre vagões só para as mulheres

gilmaci-360
Gilmaci em prol da segurança das mulheres “O ideal seria educar e conscientizar as pessoas sobre a questão”
Neste ano, o deputado estadual Gilmaci Santos, líder republicano na Assembleia Legislativa paulista, apresentou uma Indicação ao executivo estadual para que sejam adotadas providências no sentido de determinar que as companhias ferroviárias e metroviárias reservem vagões de uso exclusivo para mulheres.
A Indicação 742/2014 pede ao governador do Estado que encaminhe a Assembleia legislativa, Projeto de Lei visando criar, no sistema rodoviário e ferroviário do Estado de São Paulo, vagões exclusivos para uso de portadores de necessidades especiais e para mulheres.
Para o parlamentar a iniciativa se faz necessária, visto que somente neste ano 20 suspeitos foram presos por abuso sexual nesse tipo de transporte. Em São Paulo já tramitam dois projetos de lei sobre o assuntoNeste ano a Polícia Civil paulista investigou a ação de criminosos que, além de assediar e abusar de mulheres no transporte público, filmavam, fotografavam e divulgavam essas imagens na internet.
“O ideal seria educar e conscientizar as pessoas sobre a questão, mas quando existe uma situação que foge ao controle, é necessário que apliquemos ações emergenciais”, disse Gilmaci.
O parlamentar destaca que, com o crescimento do assédio, é preciso antecipar a votação e aprovação dos textos em tramitação ou mesmo pressionar alguma ação do nosso executivo estadual. Algumas regiões do país, como Rio de Janeiro e Distrito Federal já utilizam esse sistema, mas outros países já o fazem, como Japão, México, Índia, Irã, Indonésia, Filipinas, Malásia e Dubai.
 

Amanda Fischer – Assessoria Gilmaci Santos