Gilmaci Santos explica sobre a importância das comissões permanentes da Assembleia. “É nas comissões que discutimos e analisamos projetos de lei, emendas e outras proposições; antes da votação em Plenário podemos ainda realizar audiência públicas e esmiuçar os temas mais complexos”, destaca.
O republicano lembra também que a Comissão de Constituição, Justiça e Redação é uma das mais movimentadas da Casa, já que é nela que se verificam os aspectos constitucional, legal e jurídico das proposituras, além disso, a CCJR é que faz a redação final da maior parte das proposições.
A escolha dos membros efetivos e substitutos das comissões, segundo o Regimento Interno da Alesp, se dá por meio da indicação do líder da Bancada; no caso do PRB, o líder é o deputado estadual Sebastião Santos. Em seguida, o parlamentar indicado é nomeado pelo presidente da Casa, que atualmente é o deputado Cauê Macris (PSDB). Após a nomeação, os parlamentares se reúnem para a escolha da presidência e vice-presidência das comissões.
Texto e foto: Amanda Fischer / Ascom – deputado estadual Gilmaci Santos