Gilmaci Santos cria campanha para prevenção e combate de diferentes espécies de cegueira

GilmaciSantos1
Para o republicano, a conscientização é fundamental para a prevenção uma vez que muitas doenças não apresentam sintomas, sendo descobertas já em estágio avançado

Neste mês comemora-se o Abril Marrom, campanha que objetiva prevenir e combater às diversas espécies de cegueira. Segundo dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo 582 mil cegas e seis milhões com baixa visão.

Em São Paulo, o deputado Gilmaci Santos (PRB) apresentou o Projeto de Lei 131/2016, que institui a campanha Abril Marrom, de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira, no âmbito do Estado de São Paulo. Segundo Gilmaci, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar à cegueira. “Muitas doenças relacionadas à visão não apresentam sintomas e muitas vezes só são descobertas quando estão em estágio bastante avançado”, lembrou Santos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60% das cegueiras são evitáveis, isso significa que muitos brasileiros poderiam não ter ficado cegos se tivessem recebido tratamento precocemente.  Segundo a propositura, a data seria celebrada anualmente no mês de abril. A ideia é apenas oficializar a data, pois muitas instituições já fazem campanhas em abril para conscientizar a população sobre a necessidade de acompanhamento médico especializado.

Texto: Ascom Deputado Estadual Gilmaci Santos

Foto: Agência Alesp