O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, presidiu na tarde de ontem (5), em São Paulo, o painel inaugural de exposições do ‘1º Fórum Mundial Sobre o Crime, a Segurança e as Metas da ONU para o Novo Milênio’. Pela manhã, Pereira participou da abertura do evento ao lado do secretário geral adjunto da ONU, Dr. Thomas Stelzer, do secretário geral da Sociedade Internacional de Criminologia, Dr. Stephan Parmentier, e da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Dra. Eliana Calmon.
Advogado especialista em Direito e Processo Penal, Pereira abriu a palestra do Dr. Elias Carranza, diretor geral do Instituto das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e Tratamento de Delinquentes na América Latina (ILANUD), que falou sobre direitos humanos, criminalidade e justiça penal na América Latina no século 21, e a de Parmentier, que abordou acerca da política de direitos humanos para a segurança sustentável. Em inglês, o líder do PRB agradeceu a ambos ao final de suas explanações. Na sequência, ele abriu o painel para debates.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, o vice-presidente estadual do PRB, Vinicius Carvalho, o presidente do PRB paulistano, Dr. Aildo Rodrigues, os coordenadores políticos Dr. Jair Moraes, Marcus Deois e Juliana Uchoa, e o coordenador municipal do PRB Transporte, Judson Reinert, também acompanharam a abertura e as exposições iniciais.
Um dos objetivos do fórum, segundo o secretário geral do evento, o criminólogo e vitimólogo Dr. Eduardo Cesar Leite, é o apoio à criação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social da ONU no Brasil. Em maio do ano passado, Pereira e Leite participaram do Fórum de Salvador que formalizou a apresentação da carta de intenção do governo da Bahia para sediar a instituição. Naquela ocasião, Pereira garantiu o apoio do PRB em favor da iniciativa.
Reportagem sobre o Fórum de Salvador pode ser vista no link – http://noticias.r7.com/videos/forum-discute-em-salvador-criacao-da-universidade-de-seguranca-da-onu/idmedia/4fc4cf406b71f228b6d0cd73.html
Além de sua exposição sobre as metas da ONU para o milênio quanto ao progresso social, Stelzer fez a entrega do prêmio Segurança Humana ao vereador paulistano Jean Madeira (PRB) pelo desenvolvimento do programa Juventude Contra o Crack, que há mais de 20 anos recupera dependentes químicos e os reinsere na sociedade e no mercado de trabalho. Pereira acompanhou a premiação. O Ano Internacional da Cooperação da Água e a valorização da Guarda Civil Metropolitana também estão entre as campanhas de segurança humana defendidas no fórum.
A programação completa e detalhes dos objetivos do fórum podem ser encontrados no site oficial do evento – www.segurancahumana.com.br
De acordo com Leite, a intenção é discutir o papel da tecnologia de ponta nas estratégias de prevenção e combate ao crime e controle da violência, dimensionar a política de intercâmbio e de cooperação para a defesa dos direitos humanos, apresentar as diretrizes do Observatório de Criminologia Acadêmica e oferecer subsídios ao Programa Fórum Global sobre Lei, Justiça e Desenvolvimento do Banco Mundial. “Nossa esperança é que a fixação da Universidade da ONU seja no Brasil”, disse.
O Fórum conta com o patrocínio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da OAB São Paulo, e da Escola Paulista da Magistratura (EPM). Os participantes terão o certificado emitido pela Sociedade Internacional de Criminologia, órgão consultivo da ONU e do Conselho da Europa, com sede em Paris, França. O evento vai até quarta-feira, dia 7.
Diego Polachini – Coord. Com. PRB/SP