Professora por mais de 15 anos, a deputada é membro titular da Comissão de Educação da Câmara e criou a Frente Parlamentar em Defesa da Educação Básica e Alfabetização no Brasil para discutir e aprimorar o ensino no país.
“A educação no Brasil precisa de uma atenção especial. Sempre falo que temos de defender e debater sobre esse assunto. É muito importante nos unirmos em favor disso. A criança na educação básica ela é a base, por isso precisamos fazer com que a educação oferecida a ela seja de qualidade”, defendeu Maria Rosas.
Um estudo encomendado pela parlamentar na Câmara apontou as diferenças regionais e gargalos que precisam ser combatidos para garantir o acesso de qualidade à educação no país. O estudo revela que na Região Nordeste, por exemplo, 38% das pessoas são analfabetas.
“Queremos fazer com que todas as pessoas no Brasil saibam ler, escrever, interpretar e lutar pelos seus direitos. Isso é libertar e faz com que as pessoas descubram de fato o seu valor. Além disso, temos que investir na valorização dos professores. Aqui no Congresso Nacional vamos lutar para isso”, destacou a republicana, que além de alfabetizar crianças foi responsável pela alfabetização de 480 idosos no estado de São Paulo.
Pessoas com deficiência
Como parte de sua atuação social, Maria Rosas abraçou a causa da pessoa com deficiência intelectual e autismo desde 2010 na Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS). Como presidente da entidade por seis anos acompanhou de perto as dificuldades das famílias na luta pelos seus direitos. Esse trabalho, segundo a deputada, será continuado na Câmara com sua atuação como titular na Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
PRB Mulher São Paulo
Maria Rosas assumiu recentemente a coordenação do PRB Mulher São Paulo e adiantou que atuará para garantir oportunidades e maior participação das mulheres na política. “Vou ter a oportunidade de chegar até as mulheres e levar a elas a importância e o valor que elas têm na participação política estando elas nas câmara municipais, nas prefeituras, nas assembleias legislativas e aqui no Congresso Nacional. Vamos prepará-las para o empreendedorismo, geração de renda e a valorização da mulher na sociedade”, ressaltou.
Sobre as eleições de 2020, a republicana afirmou que está reunindo a Executiva da sigla em São Paulo para atuar na preparação das bases para o pleito. “Temos muitos projetos e em 2020 queremos ter um grande número de mulheres eleitas vereadoras e prefeitas para que o PRBpossa avançar cada vez mais”, afirmou Maria Rosas.
Assista a entrevista na íntegra
Texto: Edjalma Borges / Ascom – Liderança do PRB, especial para a Agência PRB Nacional
Foto: Daniel Santos