
No simpósio, o professor e doutor Charles Nelson, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ministrou uma palestra na qual enfatizou a importância da família para o desenvolvimento saudável da criança e falou sobre a qualidade do vínculo familiar. O especialista conduziu o estudo conhecido como Programa de Intervenção Precoce de Bucareste (BEIP), no qual analisou, por cerca de 20 anos, os efeitos neurológicos da negligência e do abandono em crianças que viviam em instituições na Romênia. A pesquisa foi desenvolvida pelo Hospital da Criança de Boston.

O debate trouxe ainda, reflexões sobre as primeiras experiências no cérebro e no desenvolvimento comportamental da criança – fatores que influenciam na vida adulta – e ainda, aspectos de eficácia para os programas de cuidados e educação para crianças e um panorama dos serviços de acolhimento no Brasil.
Em parceria com os doutores Nathan Fox, da Universidade de Maryland, e Charles Zeanahe, da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, Charles Nelson está desenvolvendo essa pesquisa no Brasil, em São Paulo. Da mesma forma, será analisada e comparada a qualidade do desenvolvimento de crianças em instituições, como abrigos e orfanatos, e em acolhimento familiar.
Texto e foto: Ascom – deputada federal Maria Rosas
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)