A Comissão Especial de Estudos “Taubaté, 400 anos: a cidade que queremos para o futuro”, instituída pela Câmara de Taubaté, concluiu a primeira fase do relatório que consiste em um diagnóstico situacional das principais áreas da administração pública e na elaboração de um plano de metas para os próximos 30 anos.
Integrantes da Comissão, os vereadores Salvador Soares (PRB), Rodrigo Luiz Silva Digão (PSDB), Pollyana Gama (PPS), Luiz Gonzaga Soares (PROS) e Carlos Peixoto (PTB) — respaldados por assessoria técnica — utilizaram-se das ferramentas PE (Planejamento Estratégico) e Análise SWOT para desenvolver o estudo.
Segundo os parlamentares, o relatório relaciona pontos fracos e fortes de cada área temática como, por exemplo, educação, saúde, social, segurança, desenvolvimento, cultura, turismo, meio ambiente, entre outras, além de diagnosticar os principais problemas, apontar medidas para saná-los e indicar um plano de ação e de metas.
“Este relatório não se esgota em si, mas deflagra um processo contínuo de análises. Não se permite mais a gestão municipal por achismo. As conclusões acadêmicas e as experiências praticadas em outros municípios estão aí para nortear a administração pública”, explicou o presidente da Comissão, vereador Salvador Soares (PRB).
Com 130 páginas, o relatório da Comissão de Estudos está em fase de revisão e será disponibilizado pela 16ª legislatura aos candidatos a prefeito e à população por meio de versões digital e impressa. O documento foi entregue ao presidente do legislativo, vereador Paulo Miranda (PP), durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 8.