O plenário do Palácio Joaquim Nabuco esteve lotado para a solenidade, que contou com a presença do secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Carlos Geraldo. A indicação levou em conta a criação da militância ‘PRB Igualdade Racial’ que discute, no âmbito partidário, assuntos como discriminação étnico-racial.O movimento é coordenado nacionalmente pela deputada federal e presidente do PRB na Bahia, Tia Eron, que, em 2013, indicou Pereira para receber, na Câmara Municipal de Salvador, a ‘Medalha Zumbi dos Palmares’. Ou seja, não é de hoje o reconhecimento público pelo seu engajamento no combate ao racismo no Brasil.
Naquele ano, dias depois da homenagem, o líder nacional do PRB se manifestou na mensagem semanal aos republicanos a respeito dessa conscientização diária, especialmente pelas dificuldades encontradas pela população negra em virtude de o Brasil ter sido o último país a abolir a escravidão, em 1888. Você pode ler aqui.
“Entendo que essa homenagem tem a ver com a criação de mecanismos que estimulem o debate franco sobre a discriminação e seus efeitos, principalmente no âmbito político-partidário, que é geralmente carente e muitas vezes omisso nesse sentido. É aí que entra o ‘PRB Igualdade Racial’ e outros movimentos sociais do partido que colaboram para a discussão”, explicou Pereira.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchôa (PDT). Outras quatro personalidades foram homenageadas pelo destaque nas áreas de educação, esporte, medicina e agropecuária. Uchôa destacou a biografia de Pereira – especialmente pela passagem na Rede Record – e o parabenizou.
A deputada estadual Teresa Leitão discursou em nome dos condecorados da noite e exaltou a atuação do presidente nacional do PRB. “O senhor constrói o caráter da equidade no combate à discriminação racial dos filhos da ‘mãe África’”, disse. Participaram da solenidade deputados estaduais, vereadores e lideranças políticas regionais.
Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional