Com as mudanças promovidas pela reforma eleitoral, quem for disputar a eleição este ano só poderá se utilizar de recursos doados por pessoas físicas, já que o financiamento de campanha eleitoral por empresas está proibido.
A eleição será a primeira em que somente pessoas físicas poderão fazer doações. As contribuições para as campanhas terão que ser realizadas por meio de transferências bancária para conta específica, com a devida identificação do doador.
Em Taubaté, o primeiro a se utilizar das novas regras é vereador Salvador Soares (PRB), candidato à reeleição. Na rede social, o parlamentar divulgou o número de sua conta bancária de campanha para receber doações oficiais.
Para Salvador, o novo mecanismo garante mais transparência ao processo eleitoral. “Os amigos que acreditam no nosso trabalho poderão doar às claras e todas as doações serão identificadas pela justiça. Isso é bom e transparente”, disse ele.
Os candidatos obrigatoriamente tiveram que abrir conta bancária específica para as movimentações financeiras da campanha. Os cidadãos podem doar a campanhas no máximo 10% de seus rendimentos brutos no ano anterior à eleição.
Fonte: Ascom PRB/SP