CENÁRIO NACIONAL: PRB elege 11 prefeitas no primeiro turno

prefeitas-eleitas
Beth Colombo segue no segundo turno em Canoas (RS) com grandes chances de vitória

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) é um partido que investe na participação das mulheres na política, não somente como militantes, mas, principalmente incentivando que se apresentem como candidatas nos pleitos eleitorais. E o resultado no domingo (2/10) não poderia ter sido diferente, o partido conseguiu eleger 11 republicanas prefeitas. Das 47 candidatas ao executivo municipal, 11 foram eleitas no primeiro turno, e uma segue na disputa no segundo turno (30 de outubro), a republicana Beth Colombo, de Canoas (RS), que arrebatou 45,79% dos votos válidos. São Paulo e Maranhão foram os estados com maior representação feminina, três cada.

A maior cidade a ser administrada por uma republicana eleita no primeiro turno é Francisco Morato, distante 49 km da capital São Paulo, que tem 169.942 habitantes, segundo levantamento do IBGE (2016). Renata Sene foi eleita com 29,78% dos votos válidos e terá o desafio de colocar as contas do município em dia. Ela tem 38 anos, é formada em Gestão em Administração Pública, e seu vice é o Dr. Araguacy.

Única mulher eleita prefeita no Alto Tietê, Fábia Porto vai comandar a prefeitura de Santa Isabel. A empresária foi eleita com 15.541 votos (53,37%). É formada em Jornalismo e Pedagogia com Especialização em Língua Portuguesa e Inglesa, também é especialista em Administração Pública – Gerente de Cidades, além de ser Neuroeducadora. Seu vice é o Dr. Carlos Chinchilla.

Fechando São Paulo, Cássia Furlan foi eleita prefeita de Presidente Epitácio, com 9.330 votos, que equivale a 48,37% dos votos válidos. Formada em Farmácia e mãe de três filhos, Cássia é empresária há 22 anos e também empreendedora em outras áreas, dentre elas, participa de cooperativa de criação e comercialização de tilápias no município de Presidente Epitácio. Seu vice é Alemão Tedesco.

Em Minas Gerais, a professora Luzia do Kim foi eleita com 10.283 votos (66,11%) a nova prefeita de Santana do Paraíso. Já a publicitária Eliana Morais foi eleita prefeita de Conselheiro Pena com 51.35% dos votos válidos.

A Bahia elegeu duas republicanas. A enfermeira Normélia Correia foi reeleita prefeita de Conceição do Jacuípe com uma expressiva marca de 87,12% dos votos válidos. Lorenna Di Gregório derrotou o candidato do atual prefeito, Enzo Tenise (PROS). Médica, ela é a primeira mulher eleita prefeita de Itiruçu, com a maior votação da história do município, 63% dos votos válidos contra 37% de Enzo.

No Maranhão, Gilza Ribeiro foi reeleita prefeita de Sucupira do Riachão com 56,90% dos votos válidos e vai comandar a cidade por mais quatro anos.

Jequiá da Praia, em Alagoas, elegeu Jeannyne Beltrão com 55.49% dos votos válidos. Empresária, 32 anos, é formada em Direito e ficou, por quatro anos consecutivos, entre os 100 melhores secretários de educação do Brasil, reconhecimento feito pelo Prêmio Integración Latino Americano de Educação, quando esteve à frente da secretaria de Educação do município de Gururipe, distante apenas 26 km de Jequiá da Praia.

No Goiás, Dra. Natalia foi eleita com 68,86% dos votos válidos para comandar Cachoeira Dourada, que fica a 206 km da capital Goiânia. Vereadora por dois mandatos, é uma das médicas voluntárias que participam do projeto social “Ciranda da Saúde”, que atende comunidades carentes do município.

Em Sergipe, Nena de Luciano foi eleita com 49,45% dos votos válidos a prefeita de Monte Alegre de Sergipe, que fica a 156 km da capital Aracaju e tem uma forte ligação com as atividades agropecuárias, com destaque para a criação de gado bovino.

Texto e arte: Agência PRB Nacional