O parlamentar, que desde o início de seu mandato, em 2017, defende a causa optométrica, destaca que a proposta consiste em dar aos profissionais da optometria a possibilidade de trabalharem legalmente dentro do município desde que atendam às exigências legais. “Isso representa uma grande vitória. Quero agradecer todos os optometristas, representantes do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO-SP), que nos acompanharam nesta luta”, disse Mendes.
Segundo o republicano, Campinas possui uma fila de espera nos postos de saúde para atendimento básico da saúde visual acima de 500 pessoas por posto e que sua proposta, se sancionada, vai erradicar o problema no município, que possui 64 unidades e pelo menos seis meses de espera para uma refração.
Durante quase três anos, Fernando Mendes, em parceria com o CROO-SP e o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), promoveram diversas ações no legislativo a fim de levar conhecimento da profissão do optometrista à população, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular.
A presidente do CROO-SP, Daniela Lamamoto, destacou a aprovação do projeto. “Quero agradecer o vereador Fernando Mendes por tudo que ele fez em favor da optometria. Para nós isso é extremamente gratificante. Campinas sai na frente, e quem ganha é a população”, disse Lamamoto, representante do Conselho da categoria em Campinas.
O diretor de relações profissionais do CROO-SP, Augusto César, também agradeceu o apoio do vereador Fernando Mendes à categoria. “Quero agradecer ao vereador Fernando Mendes, o CROOSP e a todos que ao longo desses quase três anos de luta nos ajudaram. Com essa aprovação, vamos conseguir ajudar os menos favorecidos”, acrescentou.
A proposta segue para sanção ou rejeição do Poder Executivo.
Texto e foto: Ascom – vereador Fernando Mendes
Edição: Agência PRB Nacional