Jerusalém – No segundo dia da missão do MDIC a Israel, o ministro da Indústria, Comercio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), visitou o Parlamento do país, onde reuniu-se com o ministro da Economia e Indústria israelense, Eli Cohen, e com o presidente da Autoridade Israelense de Inovação, Aharon Aharon, com quem lançou a expansão do mecanismo de financiamento de projetos conjuntos entre empresas dos dois países.
“Estamos expandindo as formas de financiamento e aumentando o leque de opções para as empresas brasileiras poderem desenvolver projetos inovadores com empresas de Israel, que é o país da inovação” disse Marcos Pereira.
Segundo o secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Marcos Vinícius Souza, que participa da missão, a ideia é incentivar a complementação de tecnologias. “Assim, uma empresa brasileira pode desenvolver um projeto de inovação com uma empresa israelense por meio do nosso edital lançado hoje”, comentou.
O ministro da Economia e Indústria de Israel também falou sobre a importância da iniciativa. “Brasil e Israel são complementares, não competidores. Nós vemos o mercado brasileiro como muito importante”, disse Eli Cohen.
Do lado brasileiro, além do financiamento do BNDES, as empresas passam a contar com apoio da Empresa Brasileira de Pes
quisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o governo de Israel financia as empresas do país. A cooperação está em sua quarta edição mas foi revista e expandida. A partir de agora, além de financiamento, pela primeira vez, será oferecido mecanismo de subvenção aos participantes.
“Para participar é preciso que o projeto seja inovador, e que envolva o desenvolvimento de tecnologia dos dois países de forma equilibrada”, informou o Secretário de Inovação do MDIC, que participa da missão.
Texto e foto: Ascom MDIC