Brasília – O ministro Marcos Pereira (PRB) e o presidente nacional interino do PRB,senador Eduardo Lopes, estiveram reunidos com os parlamentares do partido, na tarde desta quarta-feira (29), para receber o relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Vicente Cândido. Segundo o relator, as campanhas políticas no Brasil são as mais caras do mundo e a proposta pretende mudar essa realidade.
“Estamos nos reunindo com todos os partidos para ouvir as sugestões e preocupações de todos eles. Queremos construir uma proposta que seja boa para o Brasil. O fortalecimento partidário é um item importante a ser apreciado neste momento. Estou certo de que vamos chegar a uma solução que seja melhor para o país e para o povo brasileiro”, disse o relator.
Durante a reunião, foram debatidos os pontos sensíveis da proposta: sistemas eleitorais, modelos de financiamento de campanha, fim das coligações nas eleições proporcionais e cláusula de barreira. Segundo Eduardo Lopes, a bancada está empenhada em estudar minuciosamente todos eles.
“Os pontos mais controversos estão relacionados a mudanças no financiamento de campanha e do sistema eleitoral. Ainda precisamos aprofundar o debate com a bancada, mas acredito que vamos chegar numa proposta justa”, afirma Eduardo Lopes.
O relator também chamou a atenção para o fato das campanhas eleitorais no Brasil serem as mais caras do mundo. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o montante chegou a R$ 6,24 bilhões na soma do primeiro e segundo turno da última eleição.
Texto: Mônica Donato – Ascom Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes