Brasília (DF) – A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (12), o relatório favorável do deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP) ao Projeto de Lei 2.7535/11, que requer vigilância, pelos órgãos de segurança estadual e distrital ou pelas guardas municipais, das escolas públicas do ensino infantil, fundamental e médio. O objetivo é reprimir a violência e a criminalidade nas escolas.
“Além dos delitos e depredação, acreditamos que a presença da guarda municipal coibirá diversos outros crimes. Não raro, professores e alunos estão sujeitos à influência de traficantes de droga, que rondam as escolas para aliciar os jovens, o que precisa ser refreado pela presença da vigilância ostensiva”, afirmou.
O relator observou ainda que a proposta poderá beneficiar às instituições financeiras, hospitais ou comércio próximos às escolas. “Devo parabenizar o autor da proposta, deputado Dimas Fabiano, por conferir mais segurança à população mediante a adoção de medidas preventivas práticas”, elogiou.
Texto: Danielli Guerson / Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho
Foto: Douglas Gomes