O Plenário da Câmara dos Deputados derrotou ontem (26/05) por 267 votos contrários, 210 favoráveis e cinco abstenções, o polêmico sistema eleitoral denominado ’Distritão’ – para ser aprovado, o sistema precisaria receber um total de 308 votos.
Antes da votação, o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB) subiu à tribuna do Plenário para defender a posição do PRB contrária à mudança e fez duras críticas ao sistema ‘Distritão’. “Em síntese esse sistema significa um oligarquia eleitoral e nós, como representantes do povo, não podemos permitir este retrocesso na democracia. Aqueles que fazem parte da cúpula de partidos ou tiver apoio econômico terão suas vagas asseguradas. Entretanto, eles deixarão de ser representantes do povo, para ser representantes das empresas que patrocinaram suas campanhas. A proposta apresentada tira o legitimidade do eleitor’, enfatizou.
A postura e o pronunciamento enfáticos chamou atenção da imprensa e recebeu elogios de parlamentares também de outros partidos como o PT e do PSDB, que chegaram a requisitar que o deputado republicano retornasse à tribuna para dar prosseguimento ao discurso. Em sua página oficial no Facebook, o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, também elogiou a atuação parlamentar do deputado, assim como o líder do PRB na Câmara, deputado Celso Russomanno. “Parabenizo os deputados Celso Russomanno e Vinicius Carvalho pelas sucessivas e brilhantes defesas na tribuna”, escreveu.
“É esta postura que os nossos eleitores esperam de nós. No Japão, por exemplo, chegou-se à conclusão de que o ‘distritão’ favorecia a disputa entre os parlamentares e estimulava também os casos de corrupção e caixa dois. É isso que nós queremos dar como resposta ao clamor das ruas?”, questionou.
Danielli Guerson – Assessoria de Comunicação – Deputado Federal Vinicius Carvalho,
Com informações de Jornal Leopoldinense