Capital – Na última segunda-feira (20), o vereador André Santos (PRB) foi ao Hemocentro São Lucas, no bairro da Liberdade, para doar sangue. A ação contribui para o abastecimento dos postos em um período de grande demanda por transfusões de sangue.
A semana que antecede o carnaval é considerada crítica para os hemocentros de todas as regiões do Brasil. Isso porque as pessoas mudam a rotina em feriados prolongados e mesmo os doadores regulares acabam não incluindo a doação de sangue nesses dias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde os estoques caem, em média, 30%.
O grande problema é que justamente durante os feriados o número de carros nas estradas aumenta e, consequentemente, o número de acidentes, gerando, assim, uma necessidade maior de bolsas de sangue para atender, além dos pacientes que já dependem das doações por outras enfermidades, os feridos durante o carnaval.
Por estas razões, para André Santos, ações e campanhas desse tipo são fundamentais para incentivar a população a mudar esse quadro.
A campanha “Juntos Pela Vida” levou ao Hemocentro São Lucas dezenas de doadores. “Nossa intenção é continuar incentivando as pessoas, principalmente durante os dias que antecedem o carnaval para abastecer os hemocentros”, declarou o parlamentar.
Atualmente, nem 2% dos cidadãos brasileiros doam sangue enquanto que o percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 3%. A previsão da Fundação Pró-Sangue é que a instituição consiga apenas oito mil das 12 mil bolsas que são necessárias. 35% a menos do que o suficiente.
A doação de sangue leva, no máximo, 15 minutos e pode salvar a vida de até quatro pessoas. “Além disso, você ainda faz a diferença na vida dos familiares e dos amigos que também são beneficiados com esse gesto grandioso”, finalizou o vereador.
Texto e fotos: Ascom Vereador André Santos