A gestão da prefeitura Ana Karin (PRB) recebeu, na última quinta-feira (28), o certificado de qualidade do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos (SINASC), denominado “Premiação Estadual SIM e SINASC”.
A “Premiação Estadual SIM e SINASC” é concedida aos municípios que apresentaram os bancos de dados do SIM e SINASC com o padrão de qualidade definido de acordo com os critérios estabelecidos pelo Estado de São Paulo. A solenidade foi realizado no auditório da Faculdade de Saúde Pública da USP – Universidade de São Paulo.
Implantado na Santa Casa de Cruzeiro, esse sistema ganho notoriedade e foi reconhecido como um dos mais eficientes do Estado. A prefeita Ana Karin (PRB) foi convidada para receber honraria e se mostrou contente em ver que um trabalho feito com muita dedicação foi reconhecido em todo Estado. Ela fez questão de agradecer e ressaltar a importância do trabalho da equipe da secretaria municipal de saúde. “Agradeço a todos os funcionários da vigilância epidemiológica por seu comprometimento e dedicação. Nossa cidade está muito orgulhosa de vocês”, disse a política.
O SIM/SINASC é um sistema informatizado com a premissa de descentralização do processo de coleta, processamento e consolidação de dados quantitativos e qualitativos, referentes aos óbitos e nascimentos informados em todo território nacional.
Trata-se de uma importante ferramenta de gestão por possuir variáveis que permitem formulação de indicadores epidemiológicos estratégicos para o planejamento das ações e tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde. O documento básico que alimenta o – SINASC é a Declaração de Nascido Vivo (DN) e o documento básico que alimenta o SIM é a Declaração de Óbito (DO).
Texto e foto: Ascom/Prefeitura de Cruzeiro
Edição: Agência PRB Nacional