De autoria do deputado estadual Sebastião Santos, projeto inclui as cidades de Barretos, Bebedouro, Colina, Monte Azul Paulista e Viradouro
São Paulo – A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou por unanimidade o PLC 1.352/2015, de autoria do deputado estadual Sebastião Santos, que cria o roteiro turístico do Peão de Boiadeiro integrado pelos municípios de Barretos, Bebedouro, Colina, Monte Azul Paulista e Viradouro.
A proposta promove o turismo regional, através da história da antiga rota boiadeira. “A criação do Roteiro Turístico do Peão de Boiadeiro certamente fomentará o desenvolvimento turístico regional, através da cooperação entre os municípios que o compõe, incentivando assim, os pequenos, médios e grandes empresários, bem como a participação de associações e dos cidadãos na promoção do turismo que gerará renda e inclusão social”, disse Sebastião Santos, em sua justificativa no PLC.
A visão geral do projeto traz a promoção de desenvolver a cultura caipira, proporcionando aos turistas uma rota histórica, cheia de tradições com comidas típicas, danças, músicas sertanejas, festividades, cavalgadas e apetrechos do interior caipira. Os municípios de Bebedouro, Colina, Monte Azul Paulista, Viradouro, poderão explorar o turístico com parceria da cidade de Barretos – conhecido pela famosa festa do peão. “Nós não podemos perder um produto que é comercializado em muitos países e que nós temos aqui e não é divulgado”, disse Santos.
Entre os setores envolvidos nessa iniciativa estão o hotelaria, restaurantes, docerias, selarias, lojas de souvenirs, artesanatos, entidades e associações, que, de acordo com o deputado Sebastião, farão com que “toda a população se envolva e haja uma criação de renda e emprego pra essas pessoas”, ressaltou o deputado.
O parlamentar finaliza dizendo sobre o empenho do projeto, que desde 2015, vem buscando sua aprovação com êxito. “A nossa bandeira por Barretos é bem antiga e promissora, buscamos e conseguimos o selo de município de interesse turístico, agora a rota boiadeira, e muito em breve transformar a cidade em aglomerado, proporcionando o aumento e visibilidade em todo o Estado de São Paulo. No que depender de mim, Barretos sempre estará à frente nos projetos e ações na geração de emprego, renda e turismo”, destacou Sebastião Santos.
O projeto segue agora para sanção do Governo Estadual, após a publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Texto: Abrahão Hackme/ Ascom deputado estadual Sebastião Santos