O vereador Jean Madeira realizou na quinta-feira (17), no Salão Nobre da Câmara Municipal, uma cerimônia de homenagem a todos os judocas e academias de judô da cidade de São Paulo. O evento foi prestigiado por cerca de 500 pessoas, entre alunos, pais, professores e amantes da arte marcial, que comparecerem em peso para receber esta justa homenagem, tornando o salão pequeno para o número de atletas presentes das mais diversas partes da cidade.
O vereador Jean Madeira, proponente da homenagem, fez questão de apresentar a cerimônia de quimono, veste usada pelos atletas da categoria, e disse em suas palavras sobre toda a sua experiência de vida e ressaltou a importância que a arte teve em sua formação como pessoa, como líder de juventude e agora como pessoa pública. Presente também no auditório acompanhando com atenção estava sua mãe, Dona Ivete Madeira, primeira campeã de judô da baixada fluminense, lugar onde criou os seus filhos.
Madeira lamentou apenas o fato de não poder estar presente à cerimônia o seu pai, já falecido, que foi o fundador do judô na baixada fluminense, mas destacou a importância que cada pai e mãe têm no apoio ao desenvolvimento dos seus filhos dentro do esporte, mostrando que vale a pena todo o esforço desprendido nesta tarefa.
Entre as autoridades presentes estava o coordenador de esportes de alto rendimento da Secretaria de Esportes de São Paulo, Rogério Sampaio, que agradeceu a oportunidade de participar da solenidade e afirmou que a Secretaria de Esportes estará à disposição para apoiar as atividades do judô na cidade. Sampaio foi o ganhador da medalha de ouro no judô nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992.
Convidado para o evento, o professor de judô do Círculo Militar de São Paulo, Fernando Catalano, conduziu a apresentação de algumas das técnicas do judô ministrada por seus alunos no tatame montado no Salão Nobre especialmente para o evento. Outro convidado especial foi o Sensei Massao Shinohara de 90 anos. Ele que é faixa preta 9° Dan, a mais alta graduação dentro da categoria, agradeceu a homenagem feita pelo vereador e foi aplaudido de pé por todos os presentes devido a sua força de vontade e dedicação a arte marcial.
Membro da mesa de autoridade da cerimônia, Alexandre Henrique, representando o Fórum de Artes Marciais e Esportes de Contato, discursou sobre a importância de retomar este tipo de atividade na cidade, tanto nas escolas quanto nos demais equipamentos públicos. Ao final de sua fala convidou a todos para participarem do fórum que acontece todo mês na Câmara Municipal e foi uma iniciativa do vereador Jean Madeira.
Durante o evento foram entregues as placas de homenagem, moções e certificados aos professores e alunos das mais de 20 academias presentes ao evento. Madeira finalizou o evento agradecendo a todos e se colocando a disposição de cada atleta, enfatizando que o seu mandato trabalhará em favor de disseminar e promover a arte marcial por toda cidade, especialmente nas escolas, onde salientou que deveria ter um dojo em cada uma delas para a pratica do esporte como forma ensinar a disciplina e o respeito. Todos comemoraram as homenagens recebidas nesta data que ficará marcada na vida de cada um deles.
Autoridades presentes
Rogerio Sampaio (Coordenador de Gestão do esporte de Alto rendimento – Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Esportes), Dr. Vinicius Carvalho, Alexandre Henrique Oliveira (Representante do Fórum das Artes Marciais), Professor Jaime Bragança (Coordenador Técnico da Seleção Brasileira Paraolímpica de Judô), Sensei Massao Shinohara – Kodansha (Mestre faixa vermelha – 9 grau e Fundador da Ass. de Judô Vila Sonia), Solange Pessoa ( Kodansha – 7º Dan – única mulher a portar essa graduação no estado de São Paulo), Sensei Luiz Catalano Calleja (faixa vermelha e branca kodansha – 8º dan) e Ivete Madeira (1º Campeã Carioca de Judô).
Texto e fotos de Assessoria Vereador Jean Madeira