Com saída do portão 10, foi feito um evento ciclístico de 3 km, totalizando uma volta, que teve duração de 40 minutos para conscientizar a população que a prática esportiva e de lazer é uma das formas de prevenção às drogas.
O evento realizado pela Clinica Grand House, juntamente com o movimento Juventude Contra o Crack, contou com a presença do Vereador, Jean Madeira, Diretor Terapêutico da Clínica Grand House, Sérgio Castillo, Coordenadora Estadual do PRB Mulher SP, Thabata Yamauchi, Vice Presidente do Faces e Vozes do Brasil, José Florentino e do Campeão paulista de duathlon, Silvio Barrozo.
Experiente no processo de recuperação dos dependentes químico, Sérgio Castillo, falou sobre a importância do esporte na prevenção às drogas: “A pedalada veio para complementar o trabalho de prevenção, pois o esporte vai muito de encontro às necessidades do dependente químico”, disse Castillo.
Especialista em dependência química, o Profº José Florentino, em declaração lembrou-se de suas experiências em eventos de mobilização, destacando sobre a necessidade das ações: “Nós precisamos ter mais oportunidades. Tendo a oportunidade de praticar esporte, aliado com a ação de prevenção, soma muito”, salientou.
Idealizador do movimento Juventude Contra o Crack, o Vereador Jean Madeira, que tem em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo o projeto de lei 262/2013, que cria a ‘Secretaria de Prevenção às Drogas no município ’, afirmou que é necessário mais investimento na recuperação de dependentes: “Ações como essa é de suma importância, mas é preciso mais investimento na recuperação de pessoas que tem problema com a dependência química. No entanto, isso não depende apenas de um e sim de todos, precisamos que as autoridades invistam mais nessa causa”, afirmou Madeira.
Ao final da “Pedalada Por Uma Vida Sem Drogas”, o organizador do evento, Erik Teixeira, anunciou que já está sendo projetada a “2º Caminhada Por Uma Vida Sem Drogas”, prevista para acontecer no final do ano.
Colaboração: Karen Salvador