Projeto de Saulo Rodrigues combate violência doméstica em Ribeirão Preto

Energia_570
Vereador Saulo Rodrigues na tribuna da Câmara Municipal de Ribeirão: Em defesa da mulher
A prefeita da cidade de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, sancionou projeto de lei de autoria do vereador Saulo Rodrigues que prevê uma política municipal de atendimento à mulheres em situação de violência. A lei visa propor diretrizes que orientarem a formulação e a realização da Política Pública Municipal de Atendimento ás Mulheres em Situação de Violência de modo a combater o problema e a amparar suas vítimas.
Com base nas estatísticas que mostram o crescimento de mulheres vitimizadas, não apenas no município, mas em todo o país, o vereador desenvolveu o projeto que tem como principal objetivo, combater esse tipo de crime, tendo em vista que, uma parte da população feminina já relatou terem sido espancadas ou maltratadas fisicamente por seus parceiros.
Apesar de constituir crime e ser reprovado publicamente, trata-se de um comportamento ainda muito comum, já que muitas vezes as politicas públicas no combate a essa violência são ineficazes, posto que muitas mulheres agredidas sofrem caladas e não pedem ajuda por medo, vergonha ou dependência financeira e emocional dos parceiros.
O vereador Saulo Rodrigues afirma: “Nosso propósito neste projeto de lei é de estimular e facilitar a denuncia nesses tipos de agressão, através desenvolvimento de ações de atendimento prioritário, especialmente de natureza de saúde, psicológica, jurídica e de assistência social, integrando todos os órgãos responsáveis para o amparo destas mulheres”.
O Projeto conta ainda com programas de conscientização e capacitação de todos os profissionais envolvidos e que fazem o atendimento às mulheres vítimas de violência, nos órgãos públicos ou em instituições privadas, sobre a importância da denúncia, realização de campanhas permanentes contra a violência doméstica e familiar, e a divulgação permanente dos endereços e telefones dos órgãos e entidades de atendimento à mulher vítima de violência.
O vereador completa: “Não podemos calar! Essa ferida em nossa sociedade deve ser tratada por meio de leis adequadas, motivo pela qual apresentamos este projeto de lei, na certeza de que assim estamos contribuindo com a segurança e qualidade de vida de nossas mulheres”.

Texto de Assessoria vereador Saulo Rodrigues