Para muitos, ela parece inofensiva. Mas basta olhar por outro ângulo para entender a realidade: arma de brinquedo é um incentivo à violência e pode estimular as crianças, mesmo que de maneira inconsciente, à prática de agressão física e atos ilegais. Com base neste e outros argumentos, o vereador Raimundo Bezerra, do PRB, propôs um projeto de lei que proíbe a comercialização de brinquedos que façam alusão a armas de fogo ou armas brancas em Araraquara.
Segundo pesquisa realizada pelo parlamentar, é cada vez maior a incidência de criminosos que intimidam, roubam e cometem violência contra os cidadãos utilizando armas de brinquedo. “Nos dias de hoje, elas são produzidas com tamanha perfeição que confundem, à primeira vista, até experientes policiais”, justifica Raimundo.
O vereador também propõe que escolas e centro de educação do município de Araraquara proíbam que os alunos utilizem estes brinquedos e afirma que “uma criança armada, mesmo que seja com uma arma de brinquedo, é uma afronta à civilização, que há anos ensina que violência gera violência”.
Danielli Ferreira – ASCOM – PRB/SP