O parlamentar se referia a lei que proíbe o despejo de entulhos, materiais ou lixo nos próprios e logradouros públicos. A insatisfação de Moacyr com o prefeito é que mesmo com esta lei, o atual prefeito concedeu uma certidão de uso e ocupação de solo para a empresa Proactiva do Brasil, para instalar um lixão na cabeceira das 05 nascentes do Ribeirão do Colégio e a suas margens – ribeirão que abastece em 100% a área urbana do município.
Segundo o vereador em contato com diversos ambientalistas e especialistas no assunto esse tipo de empresa prefere de se instalar justamente próximo a rios e córregos, pois assim o chorume é facilmente descartado.
A própria empresa deixou claro que o chorume será descartado no Ribeirão do Colégio depois de tratado, porém para o vereador ‘ em lugar nenhum do mundo existe tratamento que elimine totalmente o tóxico do chorume, principalmente os metais pesados’.
Segundo o republicano, o prefeito se demonstrou favorável a instalação do lixão na cidade. “Agora cabe a Câmara Municipal tomar às providências para que esse aterro não venha a se instalar no local. Quando o prefeito veio a essa casa no dia 1 de janeiro ele jurou respeitar a constituição federal, a constituição estadual e as leis de nosso município, só que o prefeito esta rasgando nossas leis, temos que exigir do executivo que ele e seus secretários respeitem essa casa de leis, não concedendo esse tipo de certidão”.
Ao final de seu pronunciamento, o vice-presidente convocou a população de Araçariguama para participar da audiência pública, no próximo dia 28, a partir das 19:00hs que irá tratar das questões relacionadas a instalação do lixão em Araçariguama.
Texto de Assessoria Vereador Moacyr Godoy