Osasco (SP) – A Câmara Municipal de Osasco aprovou moção de apoio à campanha “Novembro Azul” dirigida à sociedade, em especial aos homens, na conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A propositura é de autoria do vereador Ricardo Silva (PRB), que destaca a importância dos cuidados na prevenção do câncer de próstata. “A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, e precisamos alertar sobre a importância da conscientização”, disse Ricardo Silva.
Para o parlamentar, é necessário divulgar o “Novembro Azul” como forma de motivar ações educativas e preventivas, e com isso, incentivar a realização de exames preventivos de detecção do câncer de próstata e outras doenças que acometem a população masculina.
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
Texto e foto: Ascom Vereador Ricardo Silva
Edição: Agência PRB Nacional