A reforma política, em discussão na Câmara dos Deputados, não avançou e continua em debate. Os principais temas, a votação de mudanças para o financiamento de campanhas e a escolha de candidatos, são os fatores que dificultam a uniformidade de opiniões.
O fato é que se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição, havendo a necessidade de aprovação em dois turnos na Câmara, para então ser encaminhada ao Senado, onde também passará por duas votações em plenário. Quando a Câmara retornará o debate, ainda não foi divulgado. O certo é que as alterações no sistema eleitoral têm que ser concluídas até 7 de outubro, ou seja, um ano antes das eleições.
O Partido Republicano Brasileiro (PRB) aguarda as decisões, mas temos as nossas posições bem definidas. Fazemos parte do bloco de partidos, a Frente Contra o Distritão, sistema que determina que apenas os mais votados sejam eleitos, sendo assim, não leva em conta os votos direcionados aos partidos. Consideramos inadequado por várias questões, uma delas, o fato de favorecer os candidatos mais conhecidos. Acreditamos na democracia e a aprovação deste sistema seria uma forma de dificultar a disputa de novos candidatos, consequentemente, provocaria a não renovação tão necessária na política.
O PRB acredita que o atual sistema, o proporcional, é o mais viável porque dá oportunidade para a minoria, sendo assim, os brasileiros têm a chance de serem representados de forma democrática.
Existem outros tópicos relacionados à reforma política, e aguardamos os desdobramentos.
Prosseguimos com nosso trabalho e, neste mês, que completamos 12 anos de fundação, o sentimento é de gratidão por vocês, brasileiros, que acreditam em nosso projeto dia após dia, apesar dos obstáculos. Nosso objetivo é a retomada do crescimento, e o alcançaremos.
Aproveito para agradecer a cada manifestação de parabéns recebida pelo aniversário do PRB. Vocês sempre serão a motivação do nosso trabalho. Sempre com vocês!
Senador Eduardo Lopes
Presidente Nacional do PRB (Exercício)
Site: http://eduardolopes10.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/eduardolopesprb
Twitter: https://twitter.com/EduardoLopesPRB
Instagram: https://www.instagram.com/eduardolopesprb/