Marcos Pereira diz a presidente do WEF que Temer pode ir a Davos

marcos-pereira-prb-em-genebra-suica-foto-ascom-24-11-16
Ministro se reuniu em Genebra com o presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab

Genebra (Suíça) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), sinalizou ao fundador e presidente do Fórum Econômico Mundial (WEF), Klaus Schwab, o interesse do presidente Michel Temer em participar do próximo encontro de Davos, em janeiro. Eles estiveram reunidos na sede da entidade, em Genebra, nesta quinta-feira (24). Pela manhã, Marcos Pereira foi recebido pelo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo.

“Falei ontem por telefone com o presidente Temer sobre a importância da participação no fórum. Ele manifestou interesse e deixou a agenda reservada. Esperamos que sua presença se confirme”, relatou o ministro.

Schwab ressaltou a alegria de receber o presidente Temer junto a outros líderes políticos e empresariais de todo o mundo. “Sabemos que o Brasil passou por momentos difíceis, mas nem todos sabem o que está sendo feito agora e quais os planos para o futuro, e o Fórum de Davos será a melhor oportunidade de contar”, disse.

A expectativa para o WEF de janeiro é receber diversos chefes de governo e organizações internacionais, como ONU, FMI e OMC, além de mais de 1.000 presidentes de empresas. “Estive no fórum latino-americano, em junho, em Medellín, e vejo a participação do Brasil como fundamental para ampliar nosso diálogo com as forças mundiais”, assinalou Marcos Pereira.

Aliança Global de Comércio

O ministro brasileiro manifestou a Klaus Schwab o interesse do Brasil em se unir à Aliança Global de Facilitação de Comércio, mecanismo que reúne os setores público e privado das maiores potências mundiais.

“Nosso governo entende e está confiante de que a introdução de uma perspectiva de um país em desenvolvimento como o Brasil na Aliança Global poderá encorajar outros países na mesma condição a implementar reformas em facilitação de comércio. Essa iniciativa pode fortalecer suas comunidades empresariais locais a tornar esses países mais atrativos para o comércio e investimentos”, sugeriu Marcos Pereira.

Schwab, que disse ter relações antigas com o Brasil, e que sua primeira viagem ao País foi em 1971, garantiu que deve apoiar o ingresso e que dará uma resposta definitiva até o Fórum de Davos, em meados de janeiro.

O presidente do WEF ainda manifestou interesse em levar para o Brasil, em 2018, a versão latino-americana do fórum. No ano que vem, o encontro será em Buenos Aires. Marcos Pereira confirmou interesse na proposta e as equipes técnicas, a partir de agora, estarão em contato para as tratativas.

A reunião contou com a participação do ex-ministro de Economia da Alemanha e atual auxiliar de Schwab, Philipp Rôsler, do secretário de Comércio Exterior do Brasil, Abrão Neto, e dos demais membros das equipes.

Texto e foto: Ascom – MDIC