Instituição é responsável por 67% dos Testes do Pezinho realizados no Estado de São Paulo
O deputado Gilmaci Santos (Republicanos) esteve no Instituto Jô Clemente (antiga Apae), na capital paulista, conhecendo as novas instalações do Laboratório do Teste do Pezinho. Santos, que já indicou emendas parlamentares para o instituto, foi recebido por Lucas Alonso, Relações Governamentais da entidade, Isa Degaspari, gerente de Desenvolvimento Institucional, e Sônia Marchezi, supervisora do Laboratório, que entregaram a ele o certificado de reconhecimento de parceiro do Teste do Pezinho.
“O apoio do poder Legislativo às Organizações da Sociedade Civil é de enorme importância. Por meio de emendas dos parlamentares e políticas públicas, conseguimos manter e ampliar os serviços prestados à sociedade. Ficamos muito contentes em receber o deputado Gilmaci Santos em nossa sede para mostrar a ele as novidades do Teste do Pezinho e demonstrar a importância das emendas indicadas para a área da Saúde”, afirmou Lucas Alonso.
No Brasil, o Teste do Pezinho é obrigatório e gratuito. Hoje, na maior parte do País, ele possibilita a análise de seis doenças nos recém-nascidos: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita e deficiência biotinidase. Em maio deste ano, o Governo Federal sancionou a Lei que amplia para mais 50 o número de doenças rastreadas pelo teste (a ampliação deve entrar em vigor em 2022, um ano após a publicação da Lei). Na capital paulista, o Teste do Pezinho Ampliado é realizado desde dezembro do ano passado.
Atualmente, o Instituto Jô Clemente é responsável pelo teste em 67% de todos os bebês nascidos no Estado de São Paulo, e também realiza o exame de forma ampliada.
“Algumas gotinhas de sangue coletadas dos pezinhos dos recém-nascidos são o suficiente para diagnosticar e tratar mais de 50 doenças, por isso eu apoio esse importante trabalho do Jô Clemente e empenho esforços, como parlamentar, para ajudar a suprir as necessidades que o instituto tem”, destacou o deputado.
Sobre o Instituto Jô Clemente
O Instituto Jô Clemente é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há 60 anos previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, além de apoiar a inclusão social delas e a defesa dos seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento. É pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal.