Parceria entre centro de diagnósticos e a deputada estadual Edna Macedo vai permitir o atendimento aos finais de semana
O Cepac – Centro de Diagnósticos e a deputada estadual Edna Macedo deram início no último fim de semana ao “Cuidando Delas”, projeto que leva uma carreta de exames preventivos para diferentes regiões de São Paulo. A iniciativa vai permitir que mulheres sejam atendidas durante os finais de semana, reduzindo a fila de espera por esses procedimentos na rede pública.
No veículo, são realizados exames ginecológicos preventivos, como o papanicolau e a mamografia, sem a burocracia das filas do sistema público de saúde e de forma totalmente gratuita.
Na primeira etapa, a carreta vai realizar atendimentos em diversas regiões da capital paulista. Em um segundo momento, estão previstas visitas também por algumas cidades do interior.
O câncer de mama é o mais incidente em mulheres em todo o mundo, chegando a cerca de 2,3 milhões de novos casos por ano. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanomas, a doença também é a que mais atinge as mulheres, sendo a maior causa de morte por câncer nesta população.
O câncer do colo de útero também não fica muito para trás, sendo o terceiro tumor maligno que mais atinge as mulheres em nosso país, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal.
Fazer com que o maior número de mulheres tenha acesso à exames preventivos é um sonho antigo da parlamentar, que tem como foco do seu mandato a saúde, o fim da violência contra a mulher e os direitos das crianças e dos idosos.
O projeto, que foi inaugurado no bairro do Parque Boa Esperança, contou com a presença da apresentadora Ana Hickmann, que aceitou o convite da Deputada Edna Macedo para apadrinhar a ação. Durante os dois dias de atendimento, cerca de 200 mulheres conseguiram realizar seus exames. No próximo final de semana o consultório estará estacionado na Cidade Tiradentes, extremo leste da capital paulista.
A expectativa é que o projeto se estenda até o final do ano, passando por vários bairros da capital e interior do estado.
Para realizar os exames é preciso se encaminhar ao local com um documento de identidade e o cartão do SUS. Vale lembrar que o atendimento é realizado por ordem de chegada.
Texto e imagem: Ascom – deputada estadual Edna Macedo