É preciso ter muita cautela, sabedoria e resguardo com os últimos acontecimentos na área da saúde. Essa manifestação do “Coronavírus” se tornou uma grande catástrofe mundial, deixando centenas de pessoas à beira do abismo humano. Nunca na história presenciamos tal acontecimento que mexesse na vida das pessoas, na rotina diária e espiritual. Não sabemos o dia de amanhã, mas acreditamos que dias melhores virão. Na política, a incerteza é grande, mas trabalhamos para que os órgãos públicos caminhem lado a lado contra esse vírus avassalador. Temos que ter a consciência de seguir passo a passo o que nos é orientado. Trabalhamos duramente para trazer e levar melhorias a quem seja, e esteja necessitando de auxilio. É por isso, e mais importante se previr contra essa praga que chegou e se alastrou. O “Coronavírus” tem causado nas pessoas infecções respiratórias, coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e febre. Sua descoberta ocorreu no dia 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China, com o nome de doença COVID-19. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Previnam-se lavando as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir. Os primeiros coronavírus encontrados nos humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
Evitem ficar em locais de grande aglomeração e mantenham os ambientes de sua casa ou trabalho bem ventilados. E, principalmente, não compartilhem objetos pessoais com ninguém.
Sebastião Santos é deputado estadual pelo Republicanos São Paulo.