Sem palmadas

pereira-361Bater nos filhos é a segunda punição mais usada dentro de casa. É o que revela um estudo feito por cientistas sociais da PUC do Rio Grande do Sul. A pesquisa ouviu, durante dois anos, 540 crianças, entre 6 e 8 anos, além de pais, irmãos e outros parentes. Ao todo, foram ouvidos 2.889 moradores de 15 favelas e cortiços em três capitais – Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
No Rio de Janeiro, 71% das crianças de até 8 anos disseram já ter levado ao menos uma surra. No Recife, 75% delas. E em São Paulo, 57% afirmaram já ter apanhado. Os argumentos usados pelos pais e parentes é de que colocar de castigo não é suficiente ou não resolve o problema.
A violência começa bem cedo. No Rio de Janeiro, 76% dos pais ou responsáveis admitiram bater em crianças de até 2 anos de idade. Em São Paulo, 83% afirmaram ter batido antes que seus filhos completassem 3 anos. E no Recife, 94% disseram que bateram em crianças antes dos 5 anos.
A pesquisa também constatou que a precariedade das comunidades, os serviços públicos escassos e a violência pela qual as famílias das comunidades convivem diariamente em razão da omissão do Estado também interferem na qualidade de vida das crianças.
A partir desses dados podemos perceber os efeitos da violência doméstica. A punição severa prejudica o crescimento e desenvolvimento da infância e pode gerar conflitos internos e traumas psicológicos que muitas vezes não vão ser esquecidos.
Quem garante que gritos, tapas, puxões, beliscões, castigos brutos e pouca demonstração de afeto garantem a obediência e o respeito? Filhos precisam aprender que a autoridade dos pais é absoluta. Essa autoridade não se forma necessariamente à base de agressão.
Mas há quem defenda as palmadas em casos especiais. Você é contra ou a favor?
Marcos Pereira
Presidente Nacional do PRB
Site: www.marcospereira.com
Twitter: twitter.com/marcospereira04
Instagram: http://instagram.com/marcospereira1010
Facebook: www.facebook.com/marcospereira1010
Blog: http://noticias.r7.com/blogs/marcos-pereira/
Youtube: http://www.youtube.com/user/MARCOSPEREIRAPRB10