Olá, gente amiga.
2016 foi um ano importante para a Fundação Republicana Brasileira. Conseguimos, com o apoio de todos os integrantes dessa grande família, realizar muitos projetos com foco em cidadania, que estavam guardados em nossos corações. Como exemplo posso citar o curso de política inclusiva para surdos, as palestras motivacionais e sobre ética para servidores públicos, as duas edições do bate-papo político, o curso exclusivo para idosos e a segunda edição da campanha de arrecadação de livros. Tudo isso sem abrir mão das atividades em andamento, como os cursos de idiomas.
Foi um ano muito especial para mim, que fui presenteada, em maio, com a missão de ser a primeira mulher a liderar a instituição. Após quase nove anos na gerência administrativa, entendi que aquela seria a oportunidade de honrar, de forma ainda mais empenhada, os princípios republicanos, políticos e educacionais. Eu precisava fazer valer o voto de confiança de todos e alcançar resultados, aperfeiçoar ideias e colocá-las em prática. E aqui estou firme, fazendo isso diariamente e com muita gratidão.
A FRB é uma casa para mim. Me sinto privilegiada por ser pioneira neste trabalho que tanto nos motiva e proporciona um ambiente sadio de debate, conhecimento e conscientização ao povo brasileiro. Por aqui passaram e passam gestores, colaboradores, voluntários e fornecedores que, além de profissionais, são verdadeiras pessoas de bem. Cada um, ao seu modo, contribuiu ou contribui para que possamos alcançar cada dia mais cidadãos, sempre com o intuito de transformar por meio do diálogo e da educação.
Costumo dizer que faltam pessoas dispostas a ouvir neste país, principalmente agora, num momento em que o povo clama para que sua voz seja atendida. É isso que a Fundação tem buscado fazer. Além de levar a oportunidade de uma conversa construtiva a respeito dos temas políticos, propomos, antes de tudo, ouvir cada pessoa sobre suas percepções, sua visão de mundo, as necessidades do local onde vive. E, por meio de uma análise mais ampla, proporcionar a compreensão sobre a importância do cumprimento de deveres e a efetivação de direitos. Informação de qualidade é capaz de transformar vidas.
Por este motivo quero te convidar a estar mais perto de nós em 2017. Participe de nossas atividades, converse, opine, sugira. Entre e explore esse ambiente especialmente preparado para te receber. Vamos juntos, cada vez mais, construir o país que sonhamos, queremos e precisamos. Posso contar contigo?
Que todos tenhamos um ano de trabalho e resultados muito positivos.
*Telma Franco é presidente da Fundação Republicana Brasileira