Outubro Rosa completa 31 anos conscientizando contra o câncer de mama

No Brasil são diagnosticados cerca de 66 mil novos casos da doença todos os anos, uma média de 61 casos para cada 100 mil mulheres

O “Outubro Rosa” é um movimento internacional criado em 1990 que tem como objetivo levar à população um maior conhecimento sobre o câncer de mama, a importância dos exames preventivos e quais as opções de tratamento após a detecção.

É importante ressaltar que, se descoberto de forma precoce, o câncer de mama tem 95% de chances de cura, sendo um dos principais modos de detecção o exame de mamografia.

A mamografia é indicada para mulheres sem sintomas ou sinais de câncer de mama com idade entre 50 e 69 anos, a cada 2 anos, pois esse é considerado um grupo de risco. Para esse grupo não é necessário pedido médico para a realização do exame, basta comparecer a uma unidade pública de saúde e realizar o agendamento.

Para pessoas fora destas especificações normalmente são indicados exames de ultrassonografia ou até mesmo o autoexame. Lembrando que, caso ache necessário, o médico ginecologista ou mastologista pode solicitar a realização da mamografia mesmo para pessoas fora do grupo de risco.

O câncer de mama é o que mais atinge mulheres em todo mundo. No Brasil são diagnosticados cerca de 66 mil novos casos da doença todos os anos, uma média de 61 casos para cada 100 mil mulheres. Sendo a doença responsável por 28% do total de novos casos de câncer.

 

Veja abaixo alguns fatores que devem ser observados:

  • Secreção escura;
  • Pele enrugada;
  • Inchaço e vermelhidão;
  • Nódulos aparentes;
  • Feridas nas mamas.

 

Ao detectar qualquer um destes sintomas é necessário procurar um médico mastologista e ginecologista imediatamente, o mesmo solicitará exames mais específicos e se for necessário indicará o tratamento necessário.

*Edna Macedo é deputada estadual pelo Republicanos SP