Mais de meio milhão de brasileiros sofrem queimaduras todos os anos, a maior parte causadas por negligência
A campanha “Junho Laranja” tem o objetivo de conscientizar a população quanto ao perigo de acidentes que possam causar queimaduras.
Além disso, o dia 6 de junho foi instituído pela Lei 12.026/2009 como o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. As datas buscam, por meio de ações e campanhas publicitárias, disseminar a importância da prevenção de acidentes domésticos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de meio milhão de brasileiros sofrem queimaduras todos os anos, a maior parte causados por negligência.
A Sociedade Brasileira de Queimaduras afirma que todos os anos, acidentes com queimaduras no país geram, em média, 150 mil internações. Desse total, cerca de 30% são crianças, o equivalente a 45 mil casos.
Também é preocupante o aumento no número de casos durante a pandemia. Segundo informações expostas pelo Portal de Hospitais do Brasil, durante esse período houve aumento de 303% nos atendimentos ambulatoriais por acidentes domésticos no SUS envolvendo crianças de 0 a 15 anos.
Os principais causadores de queimaduras são: o manuseio de fogos de artifício, líquidos em altas te temperaturas, o uso de álcool para acender churrasqueiras e a presença de crianças na cozinha.
Confira a seguir algumas dicas para evitar acidentes com queimaduras
- Mantenha crianças longe da cozinha;
- Não deixe objetos como ferro de passar e chapinhas ligados sem uso;
- Confira a temperatura dos alimentos antes de oferecê-los às crianças;
- Não deixe produtos de limpeza expostos;
- Em caso de incêndio saia imediatamente do local.
*Edna Macedo é deputada estadual pelo Republicanos SP