Faixas de ônibus: problema ou solução?

Judson_200
Recentemente diversas publicações tem criticado às mudanças implantadas no município de São Paulo com relação à multiplicação das faixas de ônibus. A pergunta que fica é: afinal, as faixas ajudam ou atrapalham?
Tratando-se de transporte público, toda e qualquer tentativa de mudança, se não bem planejada, gera o descontentamento dos usuários e alguns quilômetros excedentes de congestionamento. O fato é que com o apoio, ou não, da população, muitas faixas exclusivas para ônibus foram e estão sendo incorporadas às vias.
Para os usuários individuais de veículos, o descontentamento é maior, uma vez que a facilidade para o transporte público tem restringido e prejudicado às vias. Porém a ideia de incentivar o uso dos modais para o coletivo é positiva, se houvessem os devidos investimentos para uma melhoria efetiva, como veículos mais confortáveis e número maior de assentos e também melhorias na acessibilidade para idosos e portadores de alguma limitação.
A verdade é que, com a falta de planejamento e investimentos em novas linhas, a prefeitura tem diminuído os trajetos de algumas linhas já existentes e complementando o deslocamento com outras. Desta forma o tempo ganho com o aumento da velocidade dos veículos nos corredores, acabam perdidos na integração ou complemento nos trajetos.
Para uma solução sustentável para os próximos 30 anos, teremos que desenvolver e investir em projetos, sempre considerando os estudos estatísticos dos deslocamentos diários das pessoas em todos os cantos da cidade, quanto ao ir e vir de casa para o trabalho, escola, hospitais, lazer e outros.
Existem sim, diversos investimentos federais e estaduais para a melhoria na mobilidade urbana das cidades.Porém a falta de profissionais capacitados para desenvolvimento de projetos eficientes e de qualidade, e a falha da administração nas cidades para o transporte, tem dificultado (e impossibilitado) o recebimento e a utilização destas verbas.
E assim, o que era para ser uma solução, acaba virando um problema.
Judson Reinert
Coordenador Municipal do PRB Transporte SP
E-mail: judtran2012@hotmail.com