Reconhecer os parlamentares mais bem-conceituados, num momento em que o Parlamento passa por uma crise sem precedentes de credibilidade, não é tarefa fácil, afinal a grande tendência é tomar alguns por todos, sem separar o joio do trigo. Aos poucos, entretanto, vai sendo possível perceber em meio ao mar de lama, os políticos que querem e que podem contribuir para tornar o Brasil um país mais humano, mais transparente, mais justo.
Nesta análise, é claro que o quesito honestidade tem peso imensurável, afinal é inconcebível que um parlamentar esteja envolvido em irregularidades, falcatruas, corrupção. Mas também não podem ser deixados à parte, a coerência de discurso, o apreço pela democracia e principalmente o respeito pelo voto do eleitor. Os dons de retórica também contam, mas conta muito mais a capacidade de não se ater apenas a sua base eleitoral, mas incluí-la no contexto nacional, de forma a buscar melhorias para a população do país inteiro.
O verdadeiro político tem que estar altamente comprometido com a missão, com os valores e com os resultados. Incluir-me nesse universo, pura e simplesmente, seria ufanismo de minha parte. Lançar-me nesse contexto, sem absolutamente qualquer respaldo, não passaria de vaidade apenas. Recentemente, fui considerado, pelo site Atlas Político, o sétimo deputado em Brasília e o primeiro em São Paulo com maior ativismo legislativo. Tudo isso se resume a uma palavra apenas: trabalho.
O site Atlas Político considera que a produção legislativa deveria constituir o principal cartão de visita de cada deputado ou senador. Compartilho do mesmo pensamento e é por conta da responsabilidade que assumi ao conquistar este segundo mandato que não poupo energia para lutar pelo que acredito, como a reforma política, a redução da maioridade penal e a unificação das polícias civil e militar.
O trabalho é intenso, mas gratificante porque a vitória se destina a uma nação, se destina ao povo. Neste momento, sou o primeiro vice-líder do PRB; atuei como presidente da Comissão de Isenção do IPTU para Templos; terceiro vice-presidente da Subcomissão Especial de Telefonia; relator da Comissão de Unificação das Polícias Civil e Militar; primeiro vice-presidente da Comissão de Eleição para Órgãos Diretivos Tribunais; e titular das Comissões: de Defesa do Consumidor, da Previdência Social e da CPI da Lei Rouanet.
Meus compromissos não param aí. Também sou suplente de mais seis comissões, incluindo a de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Isto sem contar com reuniões; com debates e com os encontros, pelos canais virtuais e até mesmo pessoalmente, para tratar de demandas da população. Não poderia deixar de mencionar as Missões Oficiais, como a viagem à Alemanha, França e Itália para avaliar os resultados da unificação das polícias civil e militar; e a Genebra, na Suíça, para participar do maior evento sobre trabalho.
A cada evento, a cada situação que o país enfrenta, trago a público o meu posicionamento, através de dezenas discursos proferidos em plenário.Também são de minha autoria vários projetos de interesse social entre eles o que veda aos planos e seguros privados de assistência à saúde a estabelecerem grau mínimo para autorização de cirurgias corretivas de miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Concluo, afirmando que os políticos não nascem feitos. Formam-se com o passar dos anos e com a experiência adquirida, bem como através da análise de fatos e situações cotidianas, muito empenho e estudo. E é disso que o nosso país precisa. Pessoas com visão, pensamento estratégico, habilidade de comunicação, automotivação, disciplina, resolução e capacidade de se relacionar. Pessoas com autocontrole e senso de justiça. Pessoas que não se afastam da busca constante da excelência porque têm um objetivo maior: dar à população brasileira a condição de resgatar o que é seu por direito. Direito à saúde, à educação, à segurança, à moradia, a salários decentes. Direito de viver com dignidade. Este sim é trabalho. Sempre a serviço do povo.
Vinicius Carvalho
Deputado federal eleito por São Paulo