Bem-vindas, republicanas! | Maria Rosas


É com muita alegria que recebemos novas filiadas no mulheres republicanas e muitas mulheres que decidiram ser candidatas às eleições deste ano. Os números são crescentes. Vitória para todas nós! É importante incentivarmos, sermos inspiração para outras mulheres porque lugar de mulher é mudando a realidade da política. E o fortalecimento entre as mulheres é a principal forma de se chegar a uma política de qualidade e que engloba todos da sociedade.
Temos incentivado a formação de quadros femininos e a preparação de candidatas para a política, pois acredito no potencial e no protagonismo feminino e sei que juntas, somos capazes de transformar realidades, salvar vidas e trazer mais dignidade ao povo brasileiro.
O Republicanos incentiva exatamente isso: a liderança, capacitando as mulheres para ingressar na política. Como costuma dizer o nosso presidente Marcos Pereira, no Republicanos as mulheres não são uma cota, são uma necessidade. Elas têm vez e voz. E no que depender dessas novas mulheres, o Brasil já é um país muito melhor, pois sede de transformação é que move essas republicanas. Colocar as mulheres em condições de igualdade na tomada de decisões constitui não só uma exigência básica de justiça ou democracia, mas uma condição necessária para que os interesses das mulheres sejam levados em conta na elaboração das políticas públicas.
A história nos mostra que até pouco tempo, não se via mulheres assumindo cargos de poder, mas felizmente isso mudou. Hoje, em todo o mundo reconhecemos nomes fortes de lideranças femininas. Inclusive, especialistas que estudam as melhores práticas de gestão estão provando que comandar um país ou uma empresa na base da imposição da visão de uma única pessoa não gera os melhores resultados. Entende-se que cada vez mais, os bons líderes devem ter características que são mais comumente associadas às mulheres, como a empatia e o cuidado. 
Tenho dito que é com representatividade feminina nas instâncias de poder que a democracia se fortalece. É na relação entre ideias e presença que as mulheres podem depositar as melhores esperanças de encontrar um sistema mais justo. Portanto, sigamos fortes e juntas por um Brasil de mais oportunidades!

Calendário das eleições

Neste ano, o primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro, e o segundo turno (somente em municípios com mais de 200 mil eleitores), no dia 25 do mesmo mês.
*Maria Rosas é deputada federal pelo Republicanos/SP e secretária Estadual do Mulheres Republicanas de São Paulo.