O transporte de passageiros será sempre tema central nas discussões que envolvem a melhoria da qualidade de vida da população. O acesso à saúde, educação, lazer só pode ser garantidos através de um transporte público moderno e seguro.
Ao assistirmos as manifestações ocorridas em todo território nacional no primeiro semestre de 2013, pudemos confirmar que o usuário de transportes sabe que seus direitos constitucionais não estão sendo protegidos.
Ônibus antigos, com manutenção precária, que poluem nossas cidades, que expõe ao risco seus passageiros são a receita certa para acidentes.
É evidente que o sistema viário, obsoleto e deteriorado agrava a situação. Programas que promovam ações contra a bebida, o excesso de trabalho dos profissionais de transporte, o respeita às leis de trânsito são fundamentais, e são parte da solução.
Enquanto os governos debatem como escoar a safra, importar e exportar insumos, acabar com os famigerados gargalos logísticos a segurança da vida humana fica em segundo plano. Isto tem que mudar.
O Brasil terá o seu trem de alta velocidade a um custo bilionário, enquanto trens de passageiros regionais desapareceram vítimas trilhos e dormentes abandonados.
É através desta malha centenária que comboios ferroviários gigantescos, continuam a cortar os municípios sem que as necessárias medidas de segurança como passarelas, sinalizações, grades de proteção tenham sido implementadas. A via judicial, infelizmente, continua sendo etapa necessária para que os concessionários ouçam os apelos dos munícipes.
Na navegação fluvial o cenário não é mais alentador. O surgimento do Sistema Nacional de Viação – SNV, em 2011, em nada alterou a situação de abandono que existia desde o Plano Nacional de Viação da década de 1970.
Planos são abandonados e vidas são perdidas. Se de um lado poucos se lembram dos barcos Milagre de Deus, Sobral Santos II, e Novo Amapá, certamente as famílias das CENTENAS de vítimas nunca esquecerão!
Identificar e garantir a implementação de ações necessárias para o resgate da infraestrutura e dos meios de transporte no país, investindo também nos profissionais e usuários dos diversos sistemas é que o PRB criou e implantou sua Coordenação de Transportes, um dos mais importantes movimentos setoriais.
Contamos com a colaboração de todos para levarmos a diante este objetivo: TRANSPORTE nota 10!
André Benevides de Carvalho
Coordenador Estadual de Transportes – PRB/SP