Moacyr Godoy alerta sobre instalação de aterro sanitário em Araçariguama

Moacyr_570
O vice-presidente da Câmara Municipal de Araçariguama e vereador, Moacyr Godoy (PRB), participou na sexta-feira (30), em Botucatu, da reunião do ‘Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê’, para discutir a implantação de aterro sanitário em Araçariguama, no bairro do Butantan. Apesar do parecer de técnicos com diversos impedimentos, Araçariguama é o município mais propício a receber a instalação do empreendimento.
O vereador, no entanto, pontuou diversos questões pelas quais não é recomendado instalação deste tipo de empreendimentos. “Ninguém é contra a instalação do aterro sanitário, porém o local indicado não é apropriado pois está ao lado do ribeirão responsável por 100% do abastecimento da área urbana do município” argumentou Moacyr, enfático.
Outros fatores preocupam e foram apontados pelo republicano. O primeiro são os cavalos da ‘Fazenda Butantan’, que fornecem soro antiofídico para 70% do país, podem ser contaminados ao beber água do ribeirão próximo ao aterro. O outro ponto seria a pedreira localizada a menos de 4 km de local onde pretendem instalar o aterro, cujas explosões diárias e o abalo da terra causada por elas podem comprometer ainda mais o solo.
Segundo o presidente do comitê e prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio, as observações feitas pelo vereador irão fazer parte da ata da próxima reunião sobre o assunto.
O Comitê
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê é um colegiado que cuida das águas de uma das mais importantes áreas do estado de São Paulo. Abrange 34 municípios, com uma população aproximada de 1,6 milhão de moradores, um grande pólo industrial com mais de 8 mil indústrias

Danielli Guerson – com informações de Assessoria Vereador Moacy Godoy