O deputado estadual Sebastião Santos (PRB) protocolizou projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar Centro Educacional para Portadores de Autismo no Estado de São Paulo. A proposta prevê que no local sejam ministradas aulas específicas e cursos profissionalizantes, durante o período integral, aos alunos portadores de autismo ou, diagnosticados com transtorno do espectro autista.
Sebastião acredita ser necessária a criação de um centro educacional com profissionais especialistas, capacitados para ministrar aulas às pessoas portadoras do transtorno. Desde a publicação da Lei Federal n.º 12.764, em dezembro, os portadores de autismo passaram a ser consideradas pessoas com deficiência, tendo assim, a proteção de seus direitos, inclusive ao acesso à educação e ao ensino profissionalizante.
Para o deputado não basta apenas termos em nosso país regulamentos sobre os direitos dos autistas, “precisamos viabilizar que esses direitos sejam garantidos”. “É justo que comecemos pela educação. Acredito que o Estado de São Paulo, por sua riqueza e capacidade deve ser o pioneiro a implantar este o sistema educacional especializado, cumprindo o principio da igualdade previsto em nossa Constituição Federal”, afirma.
No Brasil, calcula-se que tenhamos mais de dois milhões de pessoas portadoras de autismos. Considera-se autista, pessoas com difusão global do desenvolvimento, alteração que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento. A síndrome é mais comum em crianças do que o diabete e câncer. A ONU (Organização das Nações Unidas) afirma no mundo há mais de 70 milhões de pessoas com a síndrome.
Texto de Suelen Tavares Polachini – Assessoria de Comunicação
Parabéns Deputado, muito importante o comprometimento social para a preparação e colocação profissional dos portadores de alguma limitação motora !
Muito obrigado deputado Sebastião Santos por esse projeto para as pessoas portadoras de autismo.
Como pai de um menino de 8 anos que tem autismo, percebo, juntamente com outros pais, no serviço de saúde onde somos atendidos, que faltam políticas públicas que realmente tenham efeito para essa parte da população.
e isso ai meu irmao,nos precisamos lutar, por aqueles que nao podem lutar por si só,e nao é so locais para estudo, mais tambem na saude pública, nao tem pessoas preparadas para cuidar desse segmento,eu tbm tenho um filho com problema, não e autismo, mais tbm tem limitaçoes, e sofro com despreparo das pessoas em seu atendimento, meus parabens por sua iniciativa-tavico
Muito bom mesmo que isto seja feito ,precisamos de profissionais da área treinados da Educação e também da saúde , todos precisam conhecer melhor o Autismo para juntos conseguirem cuidarem deste quadro muitos já saíram do Aspecto só com as mães cuidando é preciso mais (Clinica Escola para Autistas) uma escola com um ambulatório para emergências etc… ! eles são super inteligentes só quem conhece sabe disso !
Olá Deputado Sebastião pode acreditar que sua cadeira aí para os próximos mandatos estaremos ajudando a reeleição, pois nós pais e mães de Autistas estamos muito felizes com esta iniciativa, e transformou a Ação Civil publica em lei !! Eu estou muito feliz e trabalho de graça pra manter politicos como o Ser que fazem esta diferença em no Sociedade tão carente de politicas pu blicas que realmente faça a diferença em nossas vidas
Seria bom que depois deste desfecho da política nos pudesse esclarecer como fica este projeto , se a verba virá mesmo ou … quem sabe … por favor estamos todas as mães azuis muito apreensivas , já este projeto já deveria estar acontecendo e agora como fica ?Obrigada espero resposta urgente . Seja qual for é necessário que venha para que possamos tomar outras providências cabíveis pois os Autistas já esperaram demais !!!!!