O vereador Nunes Coelho presidiu na terça-feira (4) audiência pública com o maior número de participantes registrados esse ano na Câmara Municipal de Taubaté para discutir o ‘plano de destino dos resíduos sólidos’, que tem como objetivo eliminar os lixões, aumentar a produção de recicláveis e gerar energia a partir do lixo.
Com base na lei federal que determina que os municípios brasileiros se adequem à ‘Política Nacional de Resíduos Sólidos’ até agosto de 2014, Nunes propôs a audiência com o tema “Responsabilidade Compartilhada”, para ampliar a discussão com especialistas, munícipes e diversos segmentos envolvidos no destino dos resíduos produzidos em Taubaté.
“Um projeto tão sério e importante como este precisa de diálogos e colaboração de todos”, frisou o parlamentar.
De acordo com secretário de Serviços Públicos da Prefeitura, Alexandre Magno, há cerca de 120 pontos de descarte de lixo irregulares na cidade. O objetivo é que as 500 toneladas de lixo produzidas diariamente sejas destinadas para aterros específicos. Segundo o secretário, uma nova área está sendo licenciada para atender à demanda.
Com relação às caçambas, as empresas serão rastreadas do recolhimento ao descarte final do resíduo.
A gerente da Secretaria do Meio Ambiente, Heloisa Martins, falou sobre os incentivos e fortalecimento das cooperativas de catadores de lixo e chamou a atenção para a falta de apoio técnico e de infraestrutura.
A coordenadora do PRB Sustentabilidade, Juliana Cardoso, parabenizou o parlamentar pela iniciativa e alertou que poucas cidades estão se adequando. Ela defendeu o tratamento digno aos catadores e o envolvimento da iniciativa privada no cumprimento das metas.
Danielli Ferreira – ASCOM – PRB/SP – Com informações de Assessoria da Câmara de Taubaté