Além da nova Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026, foi definida a composição da Corregedoria Legislativa da Câmara Municipal de Limeira para o período. A eleição ocorreu na quarta-feira, 1º de janeiro, logo após a posse dos vereadores. Por decisão unânime, os vereadores Nilton Santos (Republicanos) e Estevão Nogueira (Avante) foram eleitos para ocupar, respectivamente, as funções de corregedor e corregedor substituto.
A Corregedoria tem um papel essencial na manutenção da ordem, do decoro e da disciplina dentro do Legislativo limeirense, além de assegurar o cumprimento das determinações da Mesa Diretora, especialmente nas questões relacionadas à segurança interna e externa da Casa. O mandato da Corregedoria é de dois anos, e, com a escolha de Nilton Santos para o cargo de Corregedor, ele inicia seu terceiro mandato à frente deste órgão. A primeira vez foi no biênio 2017-2018 e a segunda em 2021-2022.
O republicanos Nilton Santos descreveu a relevância do cargo no contexto legislativo. “A Corregedoria é um órgão de tamanha importância dentro da Câmara Municipal, que além de colaborar com os trabalhos, ela garante para toda a população a boa condução dos trabalhos e também a certeza de que não haverá erros dentro do legislativo no tocante a quebra de decoro. Porque são muitas as denúncias que aparecem na Câmara Municipal e nem todas elas fazem parte da quebra do decoro, então este órgão avalia de uma forma isenta se houve quebra de decoro ou não”, explicou o vereador.
Experiência e responsabilidades
O parlamentar destacou a experiência adquirida durante sua gestão anterior. “Tivemos várias intempéries durante a minha gestão, porém, de forma ética e séria, aplicamos o que era devido. Agora, da mesma forma, faremos um trabalho sem bandeira partidária e sem vínculo de amizade, focando exclusivamente no que é melhor para nossa Câmara Municipal e para a população de Limeira”, concluiu.
Nilton Santos mencionou a atuação integrada com Estevão Nogueira. “Tenho plena e absoluta certeza de que faremos um bom trabalho para a população limeirense. O Estevão é sério, ético e possui a experiência necessária para o exercício de suas funções”, afirmou.
Texto e imagem: Ascom – Câmara de Limeira