Com breve homenagem ao ex-secretário adjunto da Sehab-SP, Eduardo Debrassi, o Dudu, falecido no fim de outubro, a reunião foi aberta pelo presidente municipal do Republicanos, Marcos de Alcântara.
Com larga experiência na política, sendo quatro eleições disputadas e duas legislaturas como vereador em Araraquara, João Farias conta aos pré-candidatos que a política é um processo em construção.
“Os votos que vêm das urnas são o resultado do trabalho final”, explica o secretário, que ainda aponta quatro pilares fundamentais na construção do apoio político: a família, os parentes, os amigos e aqueles que estão mais próximos do possível candidato, como vizinhos e militantes de causas ligadas aos objetivos do postulante.
Para construir uma campanha, porém, só buscar votos e trabalhar pouco antes das eleições não é o bastante, conforme orienta Farias. Segundo ele, o candidato precisa ter capacidade de planejamento e foco.
“O vereador deve analisar seus objetivos principais e estreitar as bandeiras que vai defender. Porque quem faz um planejamento para a cidade como um todo é o candidato majoritário. E pra isso, precisa ter capacidade de diagnóstico”, diz.
Redes sociais e eleições
Nas últimas eleições e, principalmente, no pleito de 2018, as redes sociais foram peça-chave para muitos políticos. Com isso, muitos pré-candidatos acreditam que fazer campanha na internet é o mais importante nos dias atuais. Porém, João ressalta que a definição do voto surge pelo “tête-à-tête, olho no olho, trabalhar 24 horas por dia. Comitê bom é aquele que está vazio, porque quer dizer que as pessoas estão na rua trabalhando pelo voto”.
Durante a reunião, os pré-candidatos também puderam tirar suas dúvidas, entre as principais estavam as maneiras sobre como lidar com a descrença na personalidade de figuras políticas. E para o secretário, a resposta é simples: ser sincero com as pessoas e não praticar o radicalismo.
Por Flávio Ribeiro – ASCOM Republicanos Capital SP
Fotos: ASCOM Republicanos Capital SP