Integrou a comitiva Beugre Mambe, ministro e governador de Abidjan; Tibe-bi Gole Blaise, cônsul honorário da Costa do Marfim em São Paulo; Lamine Kante, encarregado de negócios; Bakayoko Abdoul, deputado prefeito de Koro; Dje Yao Celestin, conselheiro técnico; e Alain Geofroy, assessor do governador.
O republicano foi convidado a mediar uma aproximação entre o país africano e o Estado de São Paulo, fazendo valer o acordo de cooperação firmado em 1981. Gilmaci foi convidado a acompanhar o pedido que será feito às empresas aéreas sobre a necessidade de pelo menos um voo diário para a Costa do Marfim.
O deputado foi presenteado com produtos típicos da região, como o café, e recebeu a missão de entregar pessoalmente ao governador João Doria as lembranças e, em especial, uma publicação com fotos e dados históricos do país. Gilmaci Santos disse que “fará o que for preciso para ajudar na aproximação entre São Paulo e Abidjan”.
Abidjan é a maior cidade da Costa do Marfim e é considerada a capital econômica do país, é também um centro industrial, comercial e cultural estratégico para o país africano. A região possui também uma produção fértil de café, cacau e frutas, como banana e abacaxi. O ministro e governador de Abidjan, Beugre Mambe, disse que o Brasil tem colaborado com a Costa do Marfim ao longo dos anos e que os dois países têm mantido uma boa “relação comercial e cultural”, mas que pretende fortalecer essa relação.
Texto: Mônica Trindade e Amanda Fischer/Ascom – deputado Gilmaci Santos
Foto: Miriam Carla