Pela parceria, o município vai receber o equipamento que transforma entulho em material de compactação para estradas rurais e passa a ser atendido pela Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis (APASS), no socorro e cuidados de animais silvestres envolvidos em acidentes na região. O triturador estará na cidade a partir de agosto. O equipamento tem capacidade para beneficiar 100 toneladas por hora do material restante da construção civil.
Cada um dos 34 municípios que compõem o consórcio recebe o equipamento de acordo com o material acumulado. O equipamento permanece nas cidades enquanto houver entulho a ser processado. Com o uso desse material, haverá um importante ganho na recuperação e manutenção das estradas rurais do município, segundo destacou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Correa, o que irá melhorar substancialmente o trânsito de moradores e o escoamento da produção rural.
Animais salvos
No mesmo dia, o prefeito Altair da Saúde formalizou a parceria com a o Programa de Manejo de Animais Silvestres da APASS, possibilitando pela primeira vez que animais silvestres vítimas de acidentes ou maus tratos sejam atendidos pelos profissionais e estrutura da entidade.
“Apesar de haver uma obrigação legal, a parceria foi fechada devido à preocupação da Prefeitura em cuidar do meio ambiente como um todo, o que inclui os animais silvestres. Na região, existe um número grande de onças pardas, por exemplo, que podem se envolver em acidentes, então com a parceria com a APASS, teremos a tranquilidade em saber que seremos atendidos, por uma entidade que realmente cuida dos animais, que tem amor pelos animais”, destacou o prefeito Altair.
Os animais encaminhados para a Associação Protetora são aqueles encontrados feridos, por acidentes ou queimadas, ou ainda apreendidos em situação de maus tratos pela Polícia Ambiental.
Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Agudos (SP)
Edição: Agência PRB Nacional