Também registraram presença o primeiro vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira (PRB-SP), o diretor do departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Perez, a representante da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Gabriela Otero, e a representante do Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS), Kelly Dalben.
Para Maria Rosas, que também presidente do grupo, a ação é uma oportunidade de fortalecer a relação diplomática entre os parlamentos. “Sabemos do potencial entre Brasil e Suécia e acreditamos que ele pode ser expandido para muitas áreas”, constatou.
O embaixador Per-Arne Hjelmborn reforçou a parceria. “O Brasil é um grande parceiro econômico e, São Paulo, que possui tantas empresas de origem sueca, já é considerado a segunda maior cidade industrial da Suécia, depois de Gotemburgo”, disse. Ele afirmou, ainda, que os países compartilham valores fundamentais e devem trabalhar juntos para promover a democracia e respeito ao meio ambiente.
O diretor Carlos Luis Perez observou que as relações dos dois países tem maior visibilidade na área de defesa e da tecnologia. Ele avalia que há “um grande campo a ser explorado” e destaca a área de sustentabilidade.
O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Suécia visa fortalecer as relações interparlamentares entre o Congresso Nacional e o parlamento da Suécia. É uma importante ocasião em que são estabelecidas parcerias para o desenvolvimento econômico, comercial, tecnológico e sustentável.
Texto: Ascom – deputada federal Maria Rosas
Foto: Douglas Gomes