“Os acordos são iniciados pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Governo Federal, em seguida chegam a esta Casa Legislativa para apreciação dos deputados e senadores nas comissões de mérito. É neste momento que o nosso trabalho inicia. A nossa função é discutir e aprovar esses acordos”, disse Vinicius Carvalho. Para ele, esse tipo de visita favorece o diálogo e isso é fundamental para análise das matérias que tramitam no Congresso.
O deputado francês Patrice Anato adiantou que a intenção é consolidar as relações entre os países “por meio de intercâmbios culturais e econômicos”. Já a deputada Daniele Obono vê no desenvolvimento sustentável uma oportunidade favorável de cooperação. “O Brasil tem um patrimônio ecológico natural de biodiversidade, razão pela qual sentimos essa necessidade de favorecer ao máximo os intercâmbios e trocas de boas práticas”, afirmou.
O líder Jhonatan de Jesus concordou com os parlamentares franceses e acrescentou que a aprovação da Reforma da Previdência consolidará um ambiente com mais oportunidades para o estreitamento de relações comerciais entre os países. “A votação da reforma será um marco que, segundo economistas, vai favorecer os investimentos internacionais no nosso país”, disse.
Também estiveram presentes no encontro a deputada Maria Rosas (PRB-SP) e os deputados Jorge Braz (PRB-RJ), Silvio Costa Filho (PRB-PE) e Milton Vieira (PRB-SP), além do embaixador Hélio Ramos, representando o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o Primeiro Secretário Rodrigo Mendes Araújo, chefe da Divisão de Europa I do MRE.
Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes