Brasília (DF) – Foi assinado ontem (21), em Brasília, o convênio entre a Prefeitura de São Joaquim da Barra (SP) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que libera R$ 4 milhões para a troca de 30% da tubulação de água do município, que ainda é de amianto.
A assinatura teve a presença do presidente nacional do PRB, deputado federal eleito Marcos Pereira, do prefeito Marcelo Mian e do presidente da Funasa, Rodrigo Dias.
O convênio foi celebrado numa articulação de Marcos Pereira junto ao órgão federal quando ainda era ministro. Todo o processo foi desenvolvido pelo assessor do prefeito Gilvandro Fleming, que é o responsável pelo setor.
Em visita à cidade no ano passado, o presidente do PRB tomou conhecimento da demanda. A tubulação, segundo o prefeito, ainda é de amianto, uma substância considerada pré-cancerígena. A iniciativa de Mian, que é médico, deu-se justamente pela preocupação com a saúde dos joaquinenses.
“É uma questão de saúde pública. A troca dessa tubulação vai beneficiar uma parte considerável da cidade e certamente deve contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas. Nós fizemos o compromisso e agora cumprimos”, disse Marcos Pereira.
O prefeito comemorou a conquista. “É um momento ímpar. É um convênio de grande expressão para São Joaquim da Barra. Vai trazer uma água de qualidade para a população”, disse Mian. Ele agradeceu o apoio do líder nacional do PRB.
“Isso só foi possível graças ao empenho de várias pessoas, mas principalmente do deputado eleito, Marcos Pereira, e da boa vontade do presidente da Funasa, Rodrigo Dias, com o trabalho do Gilvandro Fleming”, concluiu.
Texto e fotos: Ascom Presidência Nacional do PRB