Osasco (SP) – A Câmara Municipal de Osasco aprovou moção de apoio ao movimento “Outubro Rosa”. De autoria do vereador Ricardo Silva (PRB), o objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de mama.
Para lembrar a importância do movimento, o vereador usou um laço rosa preso à roupa. O parlamentar apresentou dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). “O câncer de mama é o mais incidente em mulheres, excetuando-se os casos de pele não melanoma, representando 25% do total de casos de câncer femininos no mundo em 2012, com aproximadamente 1,7 milhão de casos novos naquele ano. É a quinta causa de morte por câncer em geral (522 mil óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres”, disse.
Ainda segundo informações, no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição. Para o ano de 2018 foram estimados 59,7 mil casos novos, que representam uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.
Ricardo Silva completa: “É importante destacar o tema para conscientizar sobre a prevenção e do diagnóstico precoce do câncer”.
Texto e foto: Ascom vereador Ricardo Silva