Russomanno defendeu que “se aprofundem os laços de amizade no que tange à cooperação militar entre Brasil e Paraguai”. Ele reafirmou, ainda, a necessidade de intensificar ações cooperativas, de modo a apoiar os organismos do Estado responsáveis por reduzir as desigualdades econômicas e sociais nessa região. “Creio que, com essa doação, contribuiremos, mesmo que, singelamente, para a paz regional, promovendo uma cooperação bilateral eficaz na área de defesa”.
Ele observou que essa não é a primeira iniciativa do Governo Brasileiro nesse âmbito. “Isso já vem acontecendo há alguns anos, o que é exemplificado de forma emblemática pela doação de seis aeronaves brasileiras T-25 à Força Aérea Paraguai”, disse.
O parlamentar fez um balanço histórico da parceria entre os dois países. “Essas relações existem desde o século XIX, quando o Império reconheceu, formalmente, a independência paraguaia. Superadas as divergências que nos conduziram à Guerra da Tríplice Aliança, a nossa amizade tem se fortalecido visceralmente”, disse Russomanno.
O texto será encaminhado para a apreciação das Comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados.
Texto: Fernanda Cunha e Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes